Connect with us

Nova funcionalidade do YouTube: CANAIS OFICIAIS DE ARTISTAS

CANAIS OFICIAIS DE ARTISTAS NO YOUTUBE

Ferramentas

Nova funcionalidade do YouTube: CANAIS OFICIAIS DE ARTISTAS

O Youtube lançou uma nova funcionalidade chamada “CANAIS OFICIAIS DE ARTISTAS”. Essa funcionalidade promete unir todo conteúdo de um artista em um único “canal” para que a audiência encontre tudo e possa ser notificada mais facilmente.

Quando você quer escutar uma música determinada ou um álbum de algum artista, é comum que você ache múltiplos resultados na busca. Encontramos lyric videos, covers, performances ao vivo, bastidores de shows e muito mais.

Com essa ferramenta, os Artistas vão conseguir gerenciar o conteúdo oficial deles no youtube. E seus inscritos terão um lugar centralizado aonde explorar tudo que aquele artista produz.

 

Vantagens dos Canais Oficiais de Artistas

Algumas vantagens dessa ferramenta para quem tem uma conta oficial de Artista Musical são:

  • Organização de conteúdo centralizada

Agora você consegue organizar todo o seu conteúdo oficial em apenas uma conta. Você poderá colocar lyric Videos ( videos com a letra), performances, e até mesmo bastidores de show em apenas um lugar. E cada tipo de conteúdo vai ficar em “estantes” separadas. Assim você cria uma fonte muito maior de conteúdo interessante para quem te assiste, e ainda mantém tudo organizado.

  • Maior encontrabilidade nas buscas

Quando alguém pesquisa por um Artista Musical no youtube, aparecem muitos resultados. Nem sempre esses resultados todos são de conteúdo OFICIAL produzido pelo artista. Com essa mudança, o YouTube ira direcionar os fãs que pesquisam sobre artistas para os Canais Oficiais de Artistas.

  • Conteúdo promocional

Você consegue escolher o que destacar nas estantes do canal. E ainda pode trabalhar com o seu conteúdo no espaço para vídeos em destaques do canal.

  •  Mais engajamento com os fãs

Com o canal oficial e verificado, você terá mais uma forma de alcançar os seus fãs.

São várias formas de dar mais controle e visibilidade para quem produz um conteúdo musical sério e de qualidade.

 

A Funcionalidade dos Canais Oficiais de Artistas

Essa é uma funcionalidade que se parece muito com a “seguir playlist” implantada ano passado e “seguir hashtag” que está meio lá meio cá (que no insta já funciona) e que acredito ainda passe por uma maturação da audiência em entender o que é isso (ou de nem precisar entender o que é).

Canais oficiais de Artistas

Para ler a explicação do YOUTUBE sobre os Canais Oficiais de Artistas, entre no Fórum CLICANDO AQUI.

O mais legal são as seções que o próprio artista (ou agência do artista) vão poder usar esse canal oficial como:

  • Featured video:

Vídeo em destaque no canal

  • Artist-curated content:

conteúdo escolhido pelo artista para estar lá, sendo qualquer vídeo do youtube. Isso abre muitas vertentes para ações com fãs e cross de conteúdo.

  • Channel layout:

A identidade visual do canal

  • Official music:

conteúdo gerado automaticamente com as músicas do artista.

  • Albums:

conteúdo gerado automaticamente com os álbuns do artista que pode ser organizado cronologicamente ou por data de lançamento dos álbuns

  • Customizable sections:

e além disso, o artista pode criar mais suas seções extras para publicar o que achar necessário.

Esses novos canais ainda ganharão um ‘selo’ de verificação em formato de nota musical do lado do nome do canal. Por exemplo, digamos que eu abra um canal musical, ele ficaria assim: Camilo Singer ♪

 

E  as métricas desses canais, como ficam? 

Segundo o YouTube, as métricas desse tipo canal serão agregadas também. O relatório de inscritos vai identificar os dados demográficos gerais e você vai precisar entrar de cabeça no Analytics do YouTube para conseguir relatórios separados.

Mas uma coisa boa é que no app YouTube Studio do admin desse tipo de canal haverá a aba ARTIST ANALYTICS. Claro que isso ainda deve trazer mudanças e novos relatórios, mas principalmente a maneira de como incorporar novos temas e tipos de ações mensuradas por lá.

E para terminar com polêmica, as INSCRIÇÕES que você tiver em um canal do seu artista favorito, automaticamente devem se tornar incrições nesse novo tipo de canal. De outro lado as suas inscrições em canais não oficiais do artista, devem ser desativadas ou seja, você será DESINSCRITO desses canais não oficiais.

 

CALMA! Acredito que seja somente dos canais PIRATAS, e não de canais de covers ou de versões. Mas seguimos acompanhando.

Pensando pelo lado positivo, é mais uma maneira de ajudar o conteúdo pirata a não ter tanto destaque na plataforma.

Além de ser mais uma forma de direcionar a sua presença no youtube, e aproveitar as chances de interagir diretamente com seus fãs.

Para ler a matéria do Blog do Youtube, CLIQUE AQUI.

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top