Como funciona o ALGORITMO DO YOUTUBE - Segredos do ALGORITMO - Play de Prata
Connect with us

Como funciona o ALGORITMO DO YOUTUBE – Segredos do ALGORITMO

Algoritmo do youtube- segredos do algoritmo

Videomarketing

Como funciona o ALGORITMO DO YOUTUBE – Segredos do ALGORITMO

Guardado a sete chaves em uma fortaleza desconhecida por qualquer ser humano, o ALGORITMO DO YOUTUBE é a maior fonte de assuntos em rodinhas de criadores e em reuniões de marketing de empresas.

Todos estudando e querendo descobrir como funciona este algoritmo. Quem ‘desvenda’ essa máxima sagrada tem o conhecimento para colocar todo o seu conteúdo mais próximo da sua audiência.

Como funciona o algoritmo do Youtube?

É claro que os segredos do algoritmo do youtube são guardados e de sigilo absoluto. Mesmo para todos os funcionários do youtube que trabalham ligados ao algoritmo.

Mas alguns desses pontos de análise do algoritmo do youtube já são de nosso conhecimento. Através de estudos e palestras abertas de engenheiros que foram contando algumas peças desse enorme quebra-cabeça, conseguimos ver como ele funciona.

O que é um Algoritmo?

O que é um algoritmo - algoritmo do youtube

Segundo o dicionário, o algoritmo é um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos. Esse conjunto de regras levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

Assim, podemos entender que o Algoritmo do YouTube é um conjunto de processos lógicos. Ele analisam os vídeos e seus conteúdos para que possa servir melhor para a audiência.

Também precisamos saber que o algoritmo do youtube não é um único algoritmo, e sim um conjunto de algoritmos que unificam processos de verificação, otimização e melhorias da plataforma.

Porque preciso entender como ele funciona?

Parece uma coisa muito complicada, e bem longe do que precisamos aprender sobre o youtube, mas entender o funcionamento da plataforma é vital para saber como trabalhar bem nela. Quando entendemos como o algoritmo funciona entendemos como ele sabe sobre o que é cada vídeo, e especialmente como ele entende quais vídeos tem qualidade e merecem ser mais recomendados e quais são as métricas que ele leva em consideração nessa avaliação.

 

Métricas importantes para o Algoritmo do Youtube

como funciona o algoritmo do youtube metricas

Dentro do algoritmo, o WATCHTIME é uma das partes mais importantes. Essa métrica é analisada juntamente com o Session Time, ou tempo de sessão; o Session Start, ou início de sessão; o Session End, ou Final de sessão; e por fim Consistency, ou consistência de publicação.

Todos esses pontos ajudam o seu conteúdo a ser identificado como relevante e ser bastante recomendado pela plataforma para a sua audiência.

O que é o watchtime?

Watchtime, ou tempo de sessão,  é o tempo que o usuário passa a assistindo o seu vídeo. Ele é diferente do numero de visualizações do seu vídeos. Hoje esse é o fator que o Youtube considera de maior relevância para identificar um canal com conteúdo de qualidade.

O que é um watchtime bom?

E aí vem a famosa pergunta: Camilo, qual o tempo ideal dos vídeos? O tempo ideal para os vídeos é o tempo suficiente para você contar o seu conteúdo e nem um segundo a mais. As pessoas sabem quando você não domina o assunto ou está enrolando, então.. seja prático, simples e direto ao ponto.

Como melhorar o meu watchtime?

Para melhorar seu watchtime, a dica é criar vídeos que sejam interessantes do começo ao final e que prendam a atenção da sua audiência dentro da plataforma. Quanto mais o seu conteúdo contribui para que as pessoas permaneçam no youtube melhor.

 

O que é o Session Time?

O Session Time, ou tempo de sessão, que é o tempo que dura uma sessão de um usuário do youtube. Ou seja, do momento em que ele abre o youtube para ver um vídeo seu, o Session Start até o momento em que ele sai da plataforma, o Session End.

O que é o Session start?

É o início de sessão do usuário no youtube. Essa sessão começa quando um usuário entra no youtube, através de um vídeo.

O que é o session end?

Session End, ou final de sessão, é quando um usuário saí da plataforma do youtube para outros sites.

O que é consistency?

Consistency ou Consistência, nada mais é do que a frequência de postagem ou frequência de upload de um canal. Se você tem um canal, e posta um vídeo toda semana, sem falta, o YouTube entende que você tem um canal que tem uma consistência de vídeos semanais e que sempre tem vídeo novo.

Agora, se você postou um vídeo em Janeiro e o próximo só saiu em Maio, o YouTube entende que o seu canal não tem uma boa consistência, e que seu conteúdo pode demorar muito a sair.

Segredos do Algoritmo do Youtube

Nesse vídeo Camilo Coutinho desvenda os segredos do algoritmo do youtube mostrando as etapas do algoritmo e como um criador de conteúdo que produz vídeos com frequência pode utilizar seu conteúdo entendendo como funciona tudo isso.

 

Para saber como fazer melhores vídeos, e saber como fazer esses vídeos chegar cada vez a mais pessoas que estão procurando conteúdo assim, precisamos entender melhor a plataforma que estamos usando.

E aprender mais sobre esse algoritmo é uma ótima forma de entender o funcionamento do youtube, e como você pode usar a plataforma para produzir conteúdos melhores, mais relevantes e que vão chegar ao seu público com mais facilidade.

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Videomarketing

To Top