Muita gente acha que para iniciar um canal no YouTube e para fazer vídeos de qualidade, a primeira coisa que você precisa fazer é investir alto em equipamentos de filmagem. Na verdade, você já tem um dispositivo de captura de vídeo aí no seu bolso, esperando para ser usado. E você pode fazer um bom vídeo com o celular!

Maioria dos smartphones vendidos hoje já vem com uma câmera com capacidade para gravar vídeos. Eles capturam imagens em uma qualidade boa para ir ao ar no YouTube. E até mesmo para serem anúncios do YouTube Ads!

Se você não sabe o que é o YouTube Ads, clique aqui e confira o nosso POST. Nele explicamos direitinho o que é e como usar esse recurso do YouTube.

Além de a câmera já ser um recurso integrado aos smartphones, existem outras coisas simples que você pode usar para melhorar o seu vídeo sem ter que investir alto em equipamentos. Nesse vídeo aqui você pode conhecer um pouco mais sobre eles:

Além das coisas citadas no vídeo, algumas coisas podem fazer toda a diferença na hora de usar o seu celular para captar imagens.

 

  • Estabilizar a imagem do vídeo com o celular

A imagem estabilizada é uma coisa simples e que faz toda a diferença na qualidade do vídeo. Existem várias formas de estabilizar a imagem na hora de filmar com o celular. Seja em gravações externas e em movimento ou em alguma locação aonde você irá gravar com o celular em um lugar só.

Se estiver filmando parado em algum lugar você pode usar um tripé para segurar o celular. Até mesmo um apoio como aqueles que usamos para deixar o celular em cima das mesas funciona. O importante é que enquanto você estiver filmando, o seu celular permaneça parado para não ter uma imagem tremida depois. Caso você faça gravações em movimento,  você pode usar um monopod para estabilizar o seu celular na hora de filmar.

Outra dica para estabilizar a imagem nesse caso é segurar o celular com as duas mãos e com os cotovelos apoiados no seu tronco. Quando você apoia os cotovelos, o seu braço vira uma “haste” menor e mais estável para a câmera. Usando essa técnica sua filmagem vai sair menos tremida e o seu vídeo terá mais qualidade.

 

  • Configurações de câmera para um BOM vídeo com o celular

A câmera do celular tem uma quantidade de funções limitadas em relação a uma câmera DSLR por exemplo. Mas apesar disso, a câmera dos smartphones tem algumas configurações que podem te ajudar a ter um ótimo resultado. São ajustes simples que ajudam a ter um bom vídeo com um equipamento que você já tem.

Maioria dos smartphones hoje já te dão a opção de filmagem em SD, HD e Full HD. E além disso muitos deles filmam em 4K. Isso irá gerar um arquivo um pouco maior, mas te dará um vídeo com uma qualidade bem maior.

Além disso, alguns celulares já tem integrados a função de “image Stabilization”. Essa função ajuda na hora de ter uma filmagem mais suave. Vale a pena explorar um pouco as funções do seu celular para descobrir o quanto ele pode ajudar na sua produção.

 

O mais importante é que você consiga contar a sua história com aquela ferramenta. E se você tem uma ferramenta boa, que vai te satisfazer tranquilamente no seu bolso, porque não começar com ela a colocar os seus vídeos no YouTube? Comece a filmar com aquilo que você já tem a mão, ou no bolso.

 

_________
créditos de imagens: Photo by Jenna Day on Unsplash; Foto por Danuta Raposo
  • Exibir comentários (0)

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comentário *

  • name *

  • email *

  • website *